Guia: Pincéis para o rosto

novembro 25, 2013

Os pincéis auxiliam na maquiagem e são alguns dos itens que causam mais dúvidas. O post de hoje é um "guia" de pincéis para o rosto, no qual irei apresentar a função de cada um dos mais comuns. Não vou dizer nada do tipo "você precisa ter esse ou aquele" porque à medida que vocês forem conhecendo, vão saber quais vocês querem ter ou não. Não acho que a tarefa de dizer isso seja minha.
Alguns pincéis desempenham várias funções além daquela para a qual foram criados, por isso também resolvi não separar por função específica e sim por tipo de pincel.

Vamos conferir?


1. Pincel língua de gato: Pincel conhecido da maioria das pessoas que compram maquiagem. Serve para a aplicação de base e corretivos cremosos ou líquidos. Os pequenos podem ser usados para cobrir olheiras e marcas de acne, enquanto os grandes são melhores para a aplicação da base no rosto inteiro.



2. Pincel língua de gato de topo reto: Tem basicamente a mesma função do língua de gato comum. Serve também para aplicação de contorno e iluminador na região das bochechas. Para a base, a aplicação é feita fazendo movimentos de "X" no rosto.



3. Pincel língua de gato de topo angular ou chanfrado: Tem a mesma função do língua de gato topo reto.



4. Pincel clássico redondo: Pincel comumente usado para a aplicação de pó compacto e solto. Ela não é tão precisa quando a dos kabukis e os pincéis tem desde tamanhos pequenos à enormes e a dica é usá-lo fazendo movimentos circulares. Os menores também podem ser usados para aplicação de blush e bronzers.



5. Pincel duo fiber (fibra dupla): Serve para a aplicação de base líquida, dando um acabamento mais leve e natural.



6. Pincel kabuki topo reto: É ideal para aplicação de bases minerais compactas ou em pó. Também serve para aplicar pó facial. Proporciona uma cobertura maior, portanto tem que tomar cuidado. A sugestão para quem não quer um acabamento pesado é dar batidinhas leves no pincel com o produto e aplicar fazendo movimentos circulares. Ele também existe num tamanho pequeno e fino, como pincel de precisão, que cobre áreas menores do rosto.



7. Pincel kabuki redondo: É legal para aplicação base mineral e pó compacto ou solto. A aplicação é mais intensa e pesada que o pincel redondo clássico, então tem que tomar um pouco de cuidado quando estiver aplicando o produto. Também pode ser usado para aplicar blush e bronzer. Alguns kabukis vem em formato retrátil, com tampa, e podem ser levados dentro de bolsas sem que façam sujeira.



8. Pincel kabuki angular: A diferença dele para o redondo é só o ângulo de aplicação. Ou seja, ambos podem ser usados pras mesmas funções.



9. Pincel kabuki cônico: Tem o acabamento pesado característico de todos os kabukis e é bom para aplicar corretivo cremosos e fazer o contorno do rosto e do nariz.



10. Pincel gordinho de esfumar: Apesar de ser para esfumar o côncavo dos olhos, também serve para a aplicação de corretivo, usando fazendo movimentos circulares. Pode ser usado para fazer o contorno do nariz e também para a aplicação de iluminadores, pois oferece maior precisão e dispensa a necessidade de comprar um pincel exclusivamente para esta finalidade. Tem que ter o cuidado de esfumar bem se não quiser que fique pesado ou marcado.



11. Pincel cônico ou pontudo: É excelente para aplicação de blush e contorno, quando no tamanho mais largo. No tamanho menor, é ideal para aplicar iluminadores.


12. Pincel chanfrado ou angular: Serve para aplicar blush e fazer contorno nas bochechas. É o que eu geralmente as pessoas que não tem muita habilidade usam para o blush. Não é o meu preferido para blush e contorno, mas ainda uso com frequência.



13. Esponja: É o tipo de acessório de maquiagem que todo mundo tem e existe nos mais variados modelos. É ideal para aplicar base cremosa, líquída e mineral, e também é legal para a aplicação de pó compacto.

Todos os pincéis deste post são de cerdas sintéticas e você pode encontrá-los nos links a seguir: Sedona Lace - Coastal Scents - Everyday Minerals - EcoTools - Real Techniques

Provavelmente eu esqueci algum pincel. Se vocês lembrarem de algum outro, me avisem por favor. ;) Espero que tenham gostado.
Beijo!

Posts Relacionados

8 comentários

  1. Estava mesmo precisando dessa lista, pois estou renovando meus pinceis e quero saber mesmo qual marca comprar! beijos
    http://vivaverdevivabem.blogspot.com.br/2013/11/maquiagem-ofertas-da-mais-vaidosa-pra.html

    ResponderExcluir
  2. E SE: eu disesse que não consigo fazer contorno no meu rosto que fica sempre feio?
    Nunca tinha pensado em aplicar iluminador com o pincel maiorzinho cônico! Já tava querendo comprar uns pinceis da Real Techniques, esse vai entrar pra lista! Não sei usar iluminador, quase sempre fica bem fake :(
    Apesar, pra fazer PELE eu sou uma negação. Não manjo, não sei :(
    Gostei desse site IHerb, frete baratinho e produtos lecais, muito amor!
    Valeus pelo post!
    Bêzo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, normal. Também não gosto de contorno no meu rosto. Não gosto no de ninguém, na verdade. Fazer contorno muitas vezes é uma forma de não-aceitação do seu próprio corpo; querer se encaixar num ideal de beleza inatingível. Já fiz umas vezes porque meu nariz é torto, mas depois parei com isso, porque ele é assim mesmo e pronto. Ele serve pra função dele e eu gosto dele assim e quem não gostar que se dane! :) E cortono é palha. Haha.

      O iluminador é só você esfumar muito. (Mas é muito mesmo. haha :~) Eu quase nunca uso porque acho um saco ficar esfumando eternamente. aiusdhsaiuda

      A única coisa ruim do IHerb é que, aparentemente, a receita sempre taxa as encomendas de lá. A minha veio taxada. :/

      :****

      Excluir
  3. Ótimo post Melissa :D
    Eu tenho só uns poucos pincéis da ecotools, mas amo eles <3
    Alguns da lista eu nunca tinha visto/usado, bem legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jess! Comprei uns da ecotools no IHerb. Já chegou (taxado :(), vou pegar hoje.
      :***

      Excluir
  4. Muito bem explicado! Pincéis de base tendem a acumular bactérias se não lavados com frequência. E como eu sei que a preguiça de lavar sempre reina, é bom ter vários. :)
    Apesar de gostar muito dos pincéis da Ecotools, esse 1º de base soltou as cerdas e não curto muito usar ele. Eu uso um pincel travel de pele da marca quando uso base líquida. Para base em pó o mais querido é o Expert Face da RT. Amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahha, verdade. Eu sou a rainha da preguiça, mas lavo quase sempre. Demoro um pouco mais a lavar os de olhos, porque até que eu tenho muitos e uso bastante as esponjinhas. Aí espero todos os de olhos ficarem sujos pra lavar de uma vez só.

      Ai que triste! São as cerdas soltando e as lágrimas caindo da grana desperdiçada. Hehe
      Ah, eu vi você falando dele no seu blog! Parece ótimo mesmo. :D Eu uso um de topo reto sintético da Coastal Scents.

      :***

      Excluir