A maquiagem de Guardiões da Galáxia

agosto 11, 2014

Na quinta-feira 31/07, fui assistir os Guardiões da Galáxia, que é o filme mais recente da Marvel. É até um filme legal, bom pra rir, mas tiveram algumas coisinhas que eu não gostei, como uma cena que me incomodou muito porque a personagem feminina que deveria ser "a mulher mais letal da galáxia" foi a única a precisar ser salva, e obviamente por um cara. Por favor, Marvel, melhore!

Mas o que me chamou muito a atenção, além dos efeitos especiais, foi a maquiagem. Eu não tenho formação nenhuma em maquiagem, não sei explicar com detalhes, mas achei interessante mostrar um pouco. 
A maquiagem do filme é muito colorida e com detalhes chamativos, e para sua execução foi necessária uma equipe de cerca de 50 pessoas responsáveis pela maquiagem protética do elenco principal e também dos coadjuvantes.

Gamora (Zoë Saldaña)



O designer de maquiagens de efeito do filme, David White, disse em entrevista por e-mail ao Business Insider, que demorou de 2 a 3 horas diárias para preparar a maquiagem da Gamora, interpretada por Zoë Saldaña. Isso porque foram necessárias próteses para dar o efeito de linha desenhadas na pele das bochechas e testa da atriz. As próteses foram pintadas com primers amarelos com auxílio de pincéis, e depois de secas, o tom verde da pele foi obtido com uma aplicação de base verde e outras três camadas de tons de verde diferentes feitas com air brush. 

Nebula (Karen Gillan)



De acordo com White, as próteses da Nebula, interpretada por Karen Gillan foram as mais complexas e interessantes de aplicar, demorando aproximadamente 4 horas e 15 minutos para a aplicação e outros 30 minutos para a remoção. 
Não vou falar exatamente o que ele disse para o Business Insider porque minha tradução é ruim mesmo, mas o que David White basicamente falou foi que a prótese de Nebula era composta por 5 peças, que precisavam ser ligadas umas as outras e mescladas, e que a densidade da prótese mudava para acomodar a necessidade de controlar os movimentos entre uma peça e outra. 
Além das próteses e da pintura azul de tons diferentes, Karen Gillan teve a cabeça raspada e usou uma lente de contato preta de 22 milímetros para a transformação na personagem. 

Ronan, o Acusador (Lee Pace)



Com a pele em tons de azul e detalhes violeta, como se fossem veias, e uma maquiagem preta formando uma máscara que vai desde a testa, descendo pelo rosto, pegando também o lábio inferior, o queixo e o pescoço, Lee Pace também usa lentes liláses para compor o visual do vilão Ronan.

Drax, o Destruidor (Dave Bautista)



Pele acinzentada com detalhes em alto relevo em tom coral, que estão tanto pelo rosto, cobrindo a sobrancelha, quanto pelo resto do corpo. Acho que os detalhes em alto relevo são feitos de prótese de silicone.

Yondu Udonta (Michael Rooker)



A primeira coisa que eu pensei quando vi o Michael Rooker azul foi naqueles carinhas do comercial da Tim, juro. Tem uma cena que essa coisa no meio da cabeça dele acende - sei que isso é efeito especial, tsá? hehe. 
Você reparou que todxs que não tem uma aparência de humano comum, tem a sobrancelha apagada? 

Korath, o Perseguidor (Djimon Hounsou)



Prótese na lateral da cabeça, tanto no lado direito quanto esquerdo, parecendo algo metálico saindo dela, e lentes de contato azuis num tom bem vivo. Me lembrou um ciborgue. Pena que essa foto não dá pra ver bem. As outras que eu achei, a qualidade também era baixa.

Nova Prime (Glenn Close)



Coloquei a Glenn Close aqui não pela maquiagem, que é basicamente uma maquiagem de beleza, com pele bem feita, batom vermelho, mas por esse penteado que eu achei demais.

O Colecionador (Benicio Del Toro)



Aqui também não tem nada demais. Basicamente sombra preta na pálpebra inferior e um traço do lábio inferior ao queixo, que me lembrou uma língua de réptil. 
Alguém mais achou que esse cabelo e sobrancelhas descoloridas lembra Clodovil? Hahaha.

Tem várias outras maquiagens legais que são de figurantes e demais pessoas que não fazem parte do elenco principal. 
Você assistiu o filme? Gostou da maquiagem? Por falar em maquiagem, tô preparando um tutorial inspirado em um dxs personagens do filme. Arrisca a dizer quem é? Haha.
Beijos.

Posts Relacionados

0 comentários