Resposta do SAC | Produtos veganos da Cottonbaby

julho 18, 2017

A Cottonbaby é uma marca de produtos de higiene pessoal que inclui hastes flexíveis (cotonetes), discos de algodão, absorventes íntimos, linha de produtos de higiene infantil, entre outros. E eu mandei e-mail para saber se a marca realiza testes em animais e caso não realize, se tem opções de produtos veganos.



Para quem tem dúvidas sobre testes em animais para absorventes íntimos, a Anvisa diz:

Absorvente feminino

A Portaria 1480/90 do Ministério da Saúde regulamenta testes com absorventes femininos (internos e externos). Ela exige que sejam feitos testes com animais (coelhos mais especificamente) para registrar esses produtos.

No entanto, a Resolução 10/99, que é da Anvisa, tira a aplicabilidade da portaria (mas não a revoga). A resolução passa a exigir, somente, a Comunicação Prévia. Essa comunicação é um ofício que informa sobre o início da comercialização. Ou seja, a portaria é válida, mas não é mais aplicável.

Resumindo,

1) A Anvisa não exige testes com animais para registro ou notificação de cosméticos.

2) Absorventes femininos não são registrados nem notificados. Somente passam por comunicação prévia (que não precisa de nenhuma comprovação, não passa por análise e nem está registrado no Datavisa).

Assessoria de Imprensa

Fonte: Anvisa

Ou seja, com a Resolução 10/99 da Anvisa, as marcas de absorvente NÃO são mais obrigadas a testar em animais.

Dito isso, segue a resposta da Cottonbaby:


Prezada Sr.ª Melissa Vieira,
Informamos que o seu protocolo de atendimento é 2002917.
Agradecemos a sua colaboração para a melhoria da qualidade de nossos produtos.
A Higie-Plus Cottonbaby tem orgulho de fabricar seus produtos com muito carinho e dedicação visando sempre a melhor qualidade.
Sua opinião é muito importante para que possamos cada vez mais produzir produtos de qualidade e atender as expectativas dos nossos consumidores, promovendo a sua plena satisfação.
Informamos que não realizamos testes em animais em nenhuma etapa de nossa cadeia produtiva e nunca adotamos essa prática. Todos os nossos produtos são testados clinicamente em seres humanos voluntários, isso após aprovação dos conselhos de ética e completa avaliação técnica da formulação quanto à segurança de todos os ingredientes. Nenhum dos nossos ingredientes é de origem animal, todas as nossas matérias-primas são de origem vegetal ou sintética.
Diante de sua dúvida, solicitamos mais alguns dados, para que possamos cadastrá-la em nosso sistema:
Dados do Cliente
Nome: Melissa Vieira
Telefone:
E-mail: maquiandosemcrueldade@gmail.com
Cidade:
UF:
CEP:

Obrigado.
Jorge Navarro Haberbeck Neto
Analista de Qualidade | Higie-Plus Cottonbaby

Rua Senador Carlos Gomes de Oliveira, 800
Distrito Industrial | São José | SC | Cep 88104-785
Telefone: (48) 3205-7000
www.cottonbaby.com.br | www.facebook.com/CurtaCottonbaby 

Eu destaquei em verde a parte mais relevante da resposta para facilitar a leitura e compreensão.
Espero que seja útil. 
Beijos!

ATUALIZAÇÃO 18/07/2017: 

Eliana, do blog Beleza Vegana, viu que na Toalha Premium Adulto tem lanolina (emulsão feita a partir de lã de ovelha), logo não é vegana. Eu vou mandar e-mail pra marca novamente, questionando isso e atualizo o post assim que obtiver uma resposta.
Se você observar qualquer outro componente que seja, ou suspeite que seja, de origem animal não compre o produto e questione o SAC da marca.

Posts Relacionados

0 comentários