A Natura testa em animais? É vegana?

julho 12, 2018


A Natura faz testes em animais? A Natura é vegana? Essas são perguntas que eu recebo com certa frequência.
E pra respondê-las, eu fiz esse vídeo trazendo o posicionamento da Natura em relação aos testes em animais. Trago também esclarecimentos sobre a polêmica com o Instituto Royal e ainda se a marca possui produtos veganos.



As perguntas feitas à Natura e as respectivas respostas estão abaixo:

1. A empresa realiza teste de seus produtos e/ou matérias primas em animais?
Não. Desde 2006, a Natura não realiza testes em animais de qualquer tipo, uma decisão enraizada em nossas crenças e valores. Tendo feito esse compromisso, a empresa enfrentou o desafio de encontrar soluções tecnológicas inovadoras para garantir o mesmo nível de segurança para os produtos Natura. Além disso, a Natura é uma das empresas listadas pelo Projeto Esperança Animal (PEA), uma organização ambiental brasileira que luta contra o abuso e a crueldade com os animais. A empresa também está em processo de obtenção de certificações internacionais que atestem seu posicionamento como uma empresa que não testa produtos ou ingredientes em animais há mais de uma década.

2. A empresa terceiriza testes em animais a outras empresas ou laboratórios?
Não. A Natura não realiza e nem terceiriza testes de matérias-primas ou produtos em animais. A fim de influenciar o comportamento do mercado rumo à eliminação dos testes em animais, investimos no desenvolvimento, na implementação e na disseminação de métodos alternativos. Ao longo desse tempo, adotamos mecanismos de auditoria e rastreabilidade em toda a nossa cadeia para que nenhum ingrediente testado em animais por qualquer fornecedor ingresse em nossa cadeia.

3. Os fornecedores da empresa realizam testes em animais?
Não, nem a Natura e nem seus fornecedores realizam testes de ingredientes ou produtos em animais.

4. A empresa comercializa seus produtos na China?
A Natura não está presente no mercado chinês.

5. A marca faz parte de algum grupo de empresas? Caso sim, qual?
A Natura é uma multinacional brasileira de cosméticos. Líder no setor de venda direta no Brasil, a Natura adquiriu a australiana Aesop em 2013 e, em 2017, adquiriu a britânica The Body Shop. Juntas, Natura, Aesop e The Body Shop formam a Natura &Co, um grupo global de cosméticos movido por propósitos.

6. A empresa utiliza ingredientes/matérias primas de origem animal? Caso sim, quais são eles? (Ex.: ceras de abelha, lanolina, corante cochonilha/CI 75470, estearatos de origem animal, cerdas de origem animal, entre outros)
Os únicos ingredientes de origem animal ainda utilizados em produtos Natura são a cera de abelha e a lanolina, restritos a alguns itens de maquiagem, em função de suas propriedades cosméticas superiores.

7. A marca possui algum produto que não possui ingredientes de origem animal na composição? Quais são eles?
Com exceção dos itens de maquiagem que possuem em sua composição cera de abelha e lanolina, nenhum produto da Natura possui ingredientes de origem animal. Os sabonetes de Ekos, por exemplo, podem ser considerados produtos veganos.

Sobre o Instituto Royal (eu mandei em outro e-mail):

Em 2013, houve o resgate de animais usados como cobaias na unidade de São Roque, do Instituto Royal. Posteriormente, em 2015, a Natura foi citada na CPI dos Maus Tratos. Qual a relação da Natura com o Instituto? Quais tipos de testes eram encomendados pela marca, eram testes em animais? Atualmente a Natura possui alguma relação com o instituto?
A Natura nunca contratou testes em animais no Instituto Royal. O Instituto Royal era uma empresa constituída de duas unidades diferentes. Uma Unidade em São Roque, que conduzia testes regulatórios para o desenvolvimento de medicamentos, e uma Unidade em Porto Alegre, conhecida como Genotox Royal, que realizava exclusivamente testes in vitro, sem envolvimento de animais. A Natura contratou estudos in vitro na Unidade de Porto Alegre.
Desde o fechamento de Instituto Royal, não há outro laboratório capaz de oferecer o mesmo estudo no Brasil, com as condições técnicas e legais exigidas pela Natura e pelas agências regulatórias nacionais e internacionais. Assim, a Natura passou a realizar esses estudos em laboratórios da Europa, que atendem aos critérios estabelecidos.

Resumindo:
A Natura não testa em animais, mas não é uma marca vegana, já que alguns dos itens de maquiagem ainda tem lanolina e cera de abelha na composição. É importante sempre checar a composição antes de comprar qualquer coisa. O restante dos produtos não tem ingredientes de origem animal, então estão aptos para consumo por vegans.
A Natura ainda se posiciona abertamente contra testes em animais no seu site, como vocês podem ver nos links abaixo.
Espero ter ajudado.
Beijos.

Posts Relacionados

0 comentários